Agora que temos noções dos tipos
de sistemas que uma organização pode ter, considera-se interessante falar sobre
o ciclo de implantação e desenvolvimento de um sistema dentro de uma empresa,
por exemplo.
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Conceito
Como conceito inicial, segundo
STAIR (1998:282), desenvolvimento de sistemas é a atividade de criar novos
sistemas empresariais - ou modificar os
já existentes. A expressão refere-se a todos os aspectos do processo – da identificação
dos problemas a serem solucionados ou oportunidades a serem exploradas até a
avaliação e possível refinamento da solução escolhida.
O ciclo de vida do
desenvolvimento de sistemas
Ainda segundo STAIR, as etapas do
desenvolvimento de sistemas podem variar de uma empresa para outra, mas as
abordagens, em sua maioria, têm cinco fases comuns: avaliação, análise, projeto,
implementação, manutenção e revisão. Ressalte-se que este ciclo é contínuo e
pode passar para a fase seguinte e depois voltar para as fases anteriores para correção
de erros e ajustes, e assim por diante.
1ª Fase Avaliação de sistemas: na
avaliação são identificados possíveis problemas e oportunidades e suas causas e
escopos são considerados à luz das metas da empresa. Em resumo é entender o
problema que se deseja solucionar através do uso do sistema.
2ª Fase Análise de sistemas:
consiste em entender quais as soluções que os sistemas podem proporcionar para
o usuário.
3ª Fase Projeto de sistemas: tem
como propósito selecionar e planejar um sistema que satisfaça os requisitos
necessários para obter a solução do problema.
4ª Fase Implementação de
sistemas: é a fase em que se adquire os componentes de sistemas que foram
considerados no projeto, realiza-se a montagem e se coloca em funcionamento.
Essa fase contempla a aquisição de hardware, software, contratação e
treinamento de pessoal que irá utilizar o sistema. Nesta fase o esperado é que
seja perceptível a efetiva solução de problemas.
5ª Fase Manutenção e revisão de
sistemas: a manutenção consiste em fazer alterações para um uso mais eficiente
do sistema e a revisão consiste em realizar avaliações periódicas do desempenho
do mesmo. Caso seja perceptível que o sistema que foi implementado não se
adequou totalmente ao perfil organizacional, se inicia um novo ciclo de
procedimento de desenvolvimento de sistema.
Participantes no desenvolvimento
de sistemas
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O desenvolvimento eficaz de
sistemas exige o esforço de uma equipe. Essa equipe geralmente é composta por
beneficiários, usuários, gerentes, especialistas em desenvolvimento de sistemas
e diversas pessoas de suporte. Essa equipe, denominada equipe de
desenvolvimento, é responsável pela identificação dos objetivos do sistema e
por produzir para a organização um sistema que satisfaça esses objetivos. Os
beneficiários do sistema são aqueles que, por si mesmos ou através do setor da
organização que representam, serão, em última análise, os que se beneficiarão
do projeto de desenvolvimento de sistemas. Usuários são um tipo específico de
beneficiários; são as pessoas que irão interagir regularmente com o sistema.
Podem ser empregados, gerentes, clientes, fornecedores ou vendedores.
Os gerentes nas equipes de
desenvolvimento normalmente são representantes dos beneficiários, podendo eles
mesmos ser os beneficiários. Além disso, os gerentes também são as pessoas,
dentro de uma organização, mais capazes de iniciar e manter modificações. No
caso de projetos de desenvolvimento de sistemas em larga escala, é comum haver
gerentes de nível superior participando da equipe de desenvolvimento.
Razões para iniciar um
desenvolvimento de sistemas
Segue abaixo alguns dos
principais motivos pelos quais as organizações optam por modificarem ou
adquirirem um sistema:
- Problemas com o sistema existente: erros, atrasos, por exemplo e incompatibilidade entre custo/benefício;
- Vontade de aproveitar novas oportunidades: desejo de explorar novos mercados por meio do uso de um novo sistema;
- Aumento da concorrência: por exemplo, o novo sistema computadorizado de um concorrente pode proporcionar um atendimento mais rápido e melhor aos clientes, forçando sua empresa a acompanhar o ritmo para permanecer competitiva;
- O desejo de tornar mais eficaz o uso das informações: principalmente os gerentes procuram uma estrutura de informações mais úteis para uma melhor tomada de decisão;
- Crescimento organizacional: as empresas em crescimento precisam de sistemas maiores e mais poderosos para satisfazer as necessidades internas e dos clientes;
- Fusão ou aquisição corporativa: quando ocorre a fusão de duas empresas, o mais indicado é implantar um novo sistema ao invés de fundir sistemas já existentes e
- Mudança no mercado ou do ambiente externo: as mutáveis necessidades dos clientes ou imposições governamentais acabam obrigando a implementação de um novo sistema que acompanhe as mudanças externas à organização.
Fatores que ajudam a garantir um desenvolvimento
de sistemas bem sucedido:
- Metas organizacionais bem definidas;
- Uma boa focalização e um bom entendimento dos problemas organizacionais ou oportunidades mais importantes (independentemente dos interesses dos sistemas);
- Objetivos do desenvolvimento de sistemas claramente definidos;
- Apoio dos gerentes de alto nível;
- Envolvimento dos usuários em todos os estágios;
- Utilização de uma técnica consagrada de desenvolvimento de sistemas e
- A criação ou alinhamento dos benefícios adicionais do sistema com as atividades normais de trabalho do usuário de modo a proporcionar incentivos para uma interação eficaz com o sistema.
Em resumo diante do apresentado, considera-se perceptível que a implantação de um sistema deve obedecer a alguns procedimentos de análise e planejamento prévios, o envolvimento dos usuários se torna imperativo e os fatores externos à organização quase que obrigam o seu uso para que a empresa permaneça competitiva no mercado.
Fonte:
STAIR, Ralph M. Princípios de Sistema de Informação uma abordagem gerencial. 2ªed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1998.
Fonte:
STAIR, Ralph M. Princípios de Sistema de Informação uma abordagem gerencial. 2ªed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1998.
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