Sistemas de Informação e Contabilidade

Minha foto
Palmas, Tocantins, Brazil
Alunas do 3º Semestre do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Tocantins. Docente: Rosimeire Aparecida Rodrigues.

sábado, 6 de julho de 2013

Sistemas e Informação: conceitos iniciais

Olá pessoal!

Como primeira postagem, colocamos os principais conceitos relacionados aos sistemas de informação para uma análise introdutória do tema  e para que nas postagens futuras entremos em mais detalhes de maneira que todos compreendam. Boa leitura!

O que são sistemas de informação?

Para Oliveira(1990), “Sistema é um conjunto de partes inter agentes e interdependentes que, conjuntamente formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função”.

Segundo as nossas percepções sobre o tema, sistema é um agrupamento de subsistemas que, em conjunto realizam a transformação de dados brutos para a geração de informações úteis, relevantes e que gere conhecimento que proporcione vantagens competitivas para quem a obtiver.





Disponível em:<rotadaatualidade.blogspot.comsistemas-operacionais.jpg>



Segundo Padoveze (2004), “Informação é o dado processado de forma a ser entendido pelo seu receptor, e a transferência de informação é a comunicação”.

Em outras palavras, informação é o resultado da inserção de dados no sistema, que por sua vez são processados e realizada a difusão de relatórios para os usuários ou o seu armazenamento a fim de principalmente refletir na tomada de decisões no contexto empresarial.


E qual o histórico dessa informatização?

O Século XX é considerado aquele do advento da Era da Informação. A partir de então, a informação começou a fluir com velocidade maior que a dos corpos físicos. Desde a invenção do telégrafo elétrico em 1837, passando pelos meios de comunicação de massa (televisão e rádio), e até mais recentemente, o surgimento da grande rede de comunicação de dados que é a Internet, o ser humano tem de conviver e lidar com um crescimento exponencial do volume de dados disponíveis.
O domínio da informação disponível é uma fonte de poder, uma vez que permite analisar fatores do passado, compreender o presente, e principalmente, antever o futuro.
Os sistemas de informação surgiram antes mesmo da informática.


Antes da popularização dos computadores, os sistemas de informação nas organizações se baseavam basicamente em técnicas de arquivamento e recuperação de informações de grandes arquivos. Geralmente existia a figura do "arquivador", que era a pessoa responsável em organizar os dados, registrá-los, catalogá-los e recuperá-los quando necessário.
Esse método, apesar de simples, exigia um grande esforço para manter os dados atualizados bem como para recuperá-los. As informações em papéis também não possibilitavam a facilidade de cruzamento e análise dos dados.



Disponível em:<eufacoprogramas.com.jpg>

Com isso, podemos concluir que a pré-história dos Sistemas de Informação foi marcada pela simplicidade dos dados, informações, métodos e técnicas, assim como pela limitação do sistema e pela sua ineficiência.

Dados, informação, conhecimento?

Segue abaixo um quadro-resumo com itens indispensáveis para a compreensão introdutória do tema.




Quais os tipos de sistemas?

Os sistemas podem ser classificados em abertos ou fechados. Sistemas abertos quando existe a interação entre o sistema e o ambiente onde está inserido. Ex: todas as empresas são consideradas sistemas abertos pelo fato de permitir a entrada de matéria-prima, o seu processamento e a saída, que é a comercialização dos produtos ou serviços. Já os sistemas fechados não possuem nenhuma interação ambiental externa ficando restrito ao ambiente corporativo, por exemplo.

De que forma podem ser classificados os sistemas voltados à contabilidade?


Os sistemas direcionados à contabilidade podem ser classificados de acordo com o que segue abaixo:

Sistemas transacionais ou contábeis: Responsáveis pelo processamento dos dados volumosos da rotina da entidade.

Sistemas de informações gerenciais: Responsáveis pelo fornecimento de informações periódicas para o processo de tomadas de decisões.

Sistemas de apoio às decisões: Responsáveis pela assimilação das experiências dos tomadores de decisões para a resolução de conflitos semelhantes no futuro.


Diante do apresentado, esperamos que todos tenham assimilado com tranquilidade o que foi exposto, e  fica o convite para a leitura dos próximos posts.
Até a próxima!


Referências

<http://www.unioeste.br/campi/cascavel/ccsa/VISeminario/Artigos%20apresentados%20em%20Comunica%C3%A7%C3%B5es/ART%205%20-%20A%20Import%C3%A2ncia%20do%20Sistema%20de%20Informa%C3%A7%C3%A3o%20Cont%C3%A1bil%20como%20Fonte%20de%20Informa%C3%A7%C3%B5es%20para%20Tomada%20de%20.pdf> Acesso em 22.06.2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário